- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

O que posso fazer com a nota do Enem?

28/06/2017

Fies, ProUni, SiSU, SiSUTec. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, e muito mais!



- Anhanguera - Vem conversar que a gente faz dar certo! Inscrições abertas!

- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

1. SISU - Entrar na universidade pública sem fazer vestibular

É possível conquistar uma vaga na universidade pública sem precisar fazer o vestibular. Basta participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma iniciativa do Governo Federal que usa exclusivamente a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em instituições públicas de ensino superior de todo o País.

2. ProUni - Bolsa de estudos na faculdade particular

Logo depois do processo seletivo do Sisu, abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos, o ProUni.

Essa é mais uma iniciativa do Governo Federal que utiliza a nota do Enem como critério de seleção. A diferença é que o ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades privadas.

Para participar, além de não ter diploma de nível superior e cumprir requisitos de renda, é obrigatório ter participado do Enem do ano imediatamente anterior e ter atingido um desempenho mínimo no Exame de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Se você fez o Enem a partir de 2010, poderá tentar uma vaga no processo de bolsas remanescentes do ProUni.

3. Fies - Financiar a faculdade a juros baixos e prazo longo

Em 2015, o programa de financiamento estudantil a juros baixos do Governo Federal, o FIES, passou a exigir que os candidatos apresentem a nota do Enem de qualquer edição a partir de 2010, desde que tenham alcançado pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

O FIES também exige renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa.

4. Entrar na faculdade privada direto, sem fazer nenhuma prova

A nota do Enem também serve para se matricular em inúmeras faculdades privadas brasileiras sem precisar se preocupar em fazer nenhum tipo de prova.

Cada instituição define suas próprias regras e critérios para selecionar seus alunos por meio da nota do Enem. Vale a pena consultar a faculdade de seu interesse para saber mais.

5. Complementar a nota do vestibular

É possível utilizar a nota do Enem para complementar a pontuação no vestibular e, assim, aumentar as chances de entrar no curso dos seus sonhos.

Os critérios e pesos atribuídos ao Exame variam bastante entre as instituições. Consulte o Edital do Vestibular para saber se a universidade onde você pretende estudar aceita essa ajuda extra e como funciona o processo.

6. Ciência Sem Fronteira- Entrar para uma universidade no exterior

A nota mínima é de 600 pontos para se candidatar.

Mas atenção: é preciso pagar uma taxa de inscrição para participar do processo e, caso passe, arcar com todos os custos de passagem, hospedagem e mensalidades.

Fonte: MEC
Imagem: MEC





Versão para impressão     Enviar para um amigo