Seja o seu melhor. Use sua nota do Enem* e venha para a Estácio. 30% de Desconto durante todo o curso*.

Graduação 2017 – 2º semestre *Informações legais no site (regulamentos).

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : Artigos

Técnicos de Enfermagem e a oportunidade de trabalho


Fonte: AI – Agência de Imprensa / Johnson & Johnson



Achar profissionais especializados na área da saúde é uma tarefa árdua. Os hospitais têm tido dificuldades para manter seus quadros de funcionários completos, principalmente em funções como técnico de enfermagem. Com a crescente abertura aos cursos universitários, ser um técnico é estar com o emprego praticamente garantido. Mais do que o aquecimento da demanda, é a falta de mão de obra que imprime o ritmo acelerado de contratações.

“A formação universitária, ainda é muito valorizada, pois garante maiores salários e melhores posições. Mas também há uma crescente valorização dos cursos técnicos, diante das necessidades do mercado”, diz Cleuza Nagafuti, diretora administrativa da Fundação Escola de Enfermagem R.W.Johnson.

O último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em 2013, mostrou as áreas que mais geraram vagas de emprego entre 2009 e 2013. Enfermagem aparece em segundo lugar, atrás apenas de Tecnologia da Informação (TI).

Há, 39 anos em São José dos Campos, existe a Fundação Escola de Enfermagem R.W. Johnson, mantida pela Johnson & Johnson, que já formou quase mil técnicos. Conhecida como uma das mais importantes na área da saúde em todo o estado de São Paulo. Segundo dados da Fundação, as altas taxas de empregabilidade observadas, 100% na última turma, confirmam a Excelência do curso. “Os técnicos em enfermagem formados na última turma desta escola já estavam empregados no início do ano”, diz Cleuza.

Com 30 vagas por ano, o curso tem duração de dois anos com carga horária de 1,9 mil horas de atividades desenvolvidas em salas de aula, laboratório e em estágio curricular supervisionado realizado nos serviços de saúde.

Com amplo campo profissional, o técnico em Enfermagem pode atuar em hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, serviços de home care e Unidades Básicas de Saúde. “Estamos preparando profissionais de saúde com qualidade reconhecida, inserindo no mercado de trabalho profissionais extremamente capacitados, com baixa renda, dando uma oportunidade grande para o seu crescimento profissional e como cidadãos. Estamos cumprindo um importante papel social em nossa comunidade”, diz Celso Santos, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação”, encerra Celso.

Sobre a Johnson & Johnson

O complexo industrial da J&J em São José dos Campos é o maior e mais diversificado da organização em todo o mundo. Foi inaugurado em 1954 e possui 1 milhão de m2, dos quais 620 mil m2 são de área verde. Abriga 15 fábricas, um centro de pesquisa e emprega cerca de 3.340 funcionários diretos. Os produtos fabricados no Campus são exportados para 31 países da América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania.

A família de empresas inclui:

- Janssen: divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, seu amplo portfólio de medicamentos tem como foco as necessidades médicas não atendidas em diversas áreas terapêuticas, como oncologia, neurociências & dor, doenças infecciosas & vacinas e imunologia. A Janssen é 8ª maior empresa farmacêutica do mundo.

- Johnson & Johnson Consumo: 6a maior empresa de consumo em saúde do mundo, oferece produtos inovadores, serviços e informações voltados ao consumidor final em cuidados com a pele; cuidados com o bebê; saúde da mulher; medicamentos isentos de prescrição; e saúde bucal. Seus produtos fazem parte do dia a dia dos consumidores há mais de 125 anos.

- Johnson & Johnson Medical: trata-se da maior e mais diversificada empresa de dispositivos médicos e produtos de diagnóstico do mundo. Ela produz uma ampla gama de produtos inovadores, utilizados principalmente por profissionais de saúde nas áreas de ortopedia, neurovascular, cirurgias, cuidados com a visão, diabetes, prevenção de infecção, diagnósticos, doenças cardiovasculares, medicina esportiva e estética.





Versão para impressão     Enviar para um amigo